Debates ESA/RJ traz discussão sobre as advocacias pública e privada em matéria ambiental

Essa edição do Debates ESA/RJ foi a primeira a contar com a parceria da União Brasileira da Advocacia Ambiental (UBAA). Os palestrantes Marcelo Kokke e Werner Grau, juntamente com a moderadora Cristiane Jaccoud, comentaram sobre o tema “Integração das Advocacias Pública e Privada em matéria ambiental”. Foi posto em debate os desafios dessas áreas de atuação, assim como o diálogo entre elas. Além do ponto de vista público e privado em matéria ambiental.

A Coordenadora de Direito Ambiental da ESA OAB/RJ, Cristiane Jaccoud, promoveu a discussão sobre os desafios de cada área de atuação frente a temática ambiental e comentou sobre as medidas inovadoras para o enfrentamento dos mesmos.

O convidado Marcelo Kokke, primeiramente, comentou sobre advogados públicos e privados e esclareceu que “advogados públicos, são antes de tudo, viabilizadores de políticas públicas.” Kokke ainda falou sobre a sua participação na construção de medidas inovadoras e também que “a construção de soluções deve ser conjunta.”

O palestrante Werner Grau contou a sua experiencia de casos desafiadores, como o caso do Rompimento da Barragem de Fundão e o conflito sobre o amianto como matéria prima industrial. Ainda apontou discussões sobre o caso da Barragem de Mariana e fez observações à postura do advogado ambiental frente aos casos.

Os palestrantes terminaram respondendo a provocação da mediadora sobre o ativismo judicial e a Recomendação nº5.

Para conferir o webinar na integra e entender todos esses questionamentos, acesse aqui.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.