ESA, 25 anos construindo o futuro

Em 2017, a Escola Superior de Advocacia comemora 25 anos de existência. Em celebração, o Presidente da OAB/RJ deixou seu depoimento sobre a importância da data e a relevância da ESA dentro da OAB. Confira:

 

“O Brasil precisa, mais do que nunca, do fortalecimento das instituições. E a advocacia tem papel fundamental. A solução para sair da crise econômica, política e moral em que nosso país está mergulhado depende de nós. Papel de todo cidadão, mas responsabilidade inexorável do operador de Direito.

Diariamente, somos confrontados com desafios que põem à prova leis e normas balizares do estado democrático. Até na mais rotineira missão de trabalho, colaboramos para a garantia do acesso igualitário à Justiça, tão na berlinda nos dias de hoje.

E quanto melhor preparado e atualizado o advogado estiver, mais sólida será a contribuição para a sociedade em geral. Assim, é com grande orgulho para a OAB/RJ ver a nossa Escola Superior de Advocacia (ESA) atingir os 25 anos de rica e vital existência. Uma conquista história que celebra os esforços em ampliar o horizonte profissional da categoria e a busca incessante em oferecer conhecimento aplicado à realidade do mercado.

Os cursos da ESA são elaborados para e por profissionais com visão prática e moderna, antenados com as últimas novidades da área, que aliam conteúdo aprofundado e ensino dinâmico. Sediada no 2º andar da sede da OAB/RJ, no Centro do Rio, a Escola Superior de Advocacia oferece estrutura composta por salas de aula que funcionam em horários planejados a conciliar agendas de estudo e laboral.

Em 2016, a ESA reestruturou o seu funcionamento, nomeando coordenadores para as diversas áreas do direito, a fim de oferecer um projeto coerente e que atenda à advocacia como um todo. Investimos em cursos de menor duração e a custo acessível, com os melhores professores do mercado. E novos critérios objetivos para concessão de bolsas aos advogados foram estabelecidos.

O resultado comprova o acerto das mudanças. No ano passado, foram 2.200 matriculados (54 turmas), entre estagiários e advogados, atraídos pela diversidade temática de cursos: Direito das Sucessões, das Obrigações, Eleitoral, Bancário, Tributário, de Família, do Trabalho, Marítimo, além de inglês jurídico, advocacia cível para iniciantes, introdução ao novo CPC, processo administrativo previdenciário, aspectos práticos do tribunal do júri, entre muitos outros.

Agora, a ESA dá um novo passo na área de ensino com a criação de seu portal, a etapa final da estratégia de comunicação digital iniciada com os perfis no Facebook e LinkedIn. O site moderno, formatado para smartphones, permite estender o legado de conhecimento da Escola às novas plataformas e, assim, beneficiar o maior número possível de profissionais.

A união entre expertise e tecnologia de pontas é um bem-vindo benefício para a qualificação do advogado e, consequentemente, uma poderosa contribuição da ESA para a sociedade”.

 

*Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ*