ESA 25 ANOS: CURSO DE IMERSÃO NO NCPC

No último dia 19/4, a ESA deu início às comemorações de 25 anos de existência da instituição. Tendo como pano de fundo o primeiro ano de vigência do novo Código de Processo Civil (no dia 18/4), foi realizado um curso de Imersão no NCPC, que contou com a participação de grandes expoentes do tema.

Diante de um auditório cheio, Sérgio Coelho, diretor da ESA, abriu o evento fazendo uma projeção sobre seu desejo para a instituição: “Queremos fazer com que a ESA seja cada vez mais um instrumento de todos os advogados do Rio de Janeiro. Queremos ser cada vez mais próximos dos advogados, oferecendo cursos que atendam as expectativas deles”.

A imersão, que aconteceu das 10h às 19h fez jus ao nome e abordou as principais mudanças que o novo Código oferece aos juristas. Os professores e os temas dos quais tratara foram: Sylvia Drummond – Teoria Geral do Processo; Diogo Fabiano Mendes – Tutela Provisória; Daniel Macedo – Processo de Conhecimento; Daniela Muniz – Processo de Execução e Cumprimento da Sentença; Humberto Dalla – Recursos; Leonardo  Borges – O NCPC na Justiça do Trabalho; O NCPC nos Tribunais: O primeiro ano – Alexandre Freitas Câmara.

“A temática realmente está em voga, estão todos interessados. As dúvidas estão surgindo no dia a dia e a ESA pôs isso em debate”, ressaltou a professora Daniela Muniz sobre a relevância do tema em questão.

Para a professora Sylvia Drummond, além da importância de buscar atualização  sobre o tema, é preciso também tratar as novidades preservando um olhar voltado para o viés do cliente: “Acho que acima de tudo, ver o quanto é importante estar atualizado e o quanto é perigoso estar desatualizado. A gente coloca em risco o direito do nosso cliente”.

Para os presentes, o  dia  dedicado ao NCPC foi, acima de tudo, de muito estudo: “É uma questão que está difícil para todo mundo que acabou de se formar e não pegou o novo CPC nas aulas. Os temas são bons e complexos e tiveram muitas mudanças, que valem muito a pena reforçar”.