Inteligência Artificial e Advocacia

Aulas online ao vivo e gravadas
Dias 06, 08, 13, 15, 20, 22, 27, 29 de maio, 03 de junho de 2024
Segundas e quartas - de 19h às 21h

Coordenador:
Filipe Medon - Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor de Direito Civil na FGV Direito Rio, onde também é pesquisador do seu Centro de Tecnologia e Sociedade, além de professor visitante de cursos de Pós-Graduação e Extensão em diversas universidades brasileiras e em Portugal. Membro do IBERC, IBDFAM, govDADOS e da da Comissão de Crimes Digitais da OAB/RJ e da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, onde é Coordenador de Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal responsável pela elaboração do Anteprojeto de Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil. Advogado.

Professores:

Bianca Kremer - 

Carolina Tauk - Juiza federal RJ, Mestre Uerj, Visiting Scholar Columbia Law School, Doutoranda USP, Coordenadora da Especializaçao em Dir Digital da ENFAM

Filipe Medon - Doutor e Mestre em Direito Civil pela UERJ. Professor de Direito Civil na FGV Direito Rio, onde também é pesquisador do seu Centro de Tecnologia e Sociedade, além de professor visitante de cursos de Pós-Graduação e Extensão em diversas universidades brasileiras e em Portugal. Membro do IBERC, IBDFAM, govDADOS e da da Comissão de Crimes Digitais da OAB/RJ e da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB/RJ, onde é Coordenador de Proteção de Dados e Inteligência Artificial. Foi membro da Comissão de Juristas do Senado Federal responsável pela elaboração do Anteprojeto de Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil. Advogado.

Ingrid Soares - 

Jaqueline Simas de Oliveira - 

José Luiz de Moura Faleiros Júnior - Doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo – USP/Largo de São Francisco. Doutorando em Direito, na área de estudo ‘Direito, Tecnologia e Inovação’, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre e Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Especialista em Direito Digital. Advogado. Professor.

Walter Capanema - Diretor de Inovação e Ensino da Smart3.  Coordenador de Prerrogativas de Processo Eletrônico e IA da OAB-RJ.  Coordenador-Geral da Pós-graduação em Direito Digital da FEMPERJ.

Objetivo do curso:
O curso tem por objetivo capacitar a advocacia, estudantes e demais profissionais do Direito em relação aos impactos da Inteligência Artificial para a carreira jurídica. Ao longo das aulas, serão abordados temas teóricos e práticos, buscando endereçar os principais desafios e soluções trazidos para a vida forense e também para o aprimoramento das tarefas cotidianas a partir dessas ferramentas tecnológicas disruptivas.

Público alvo do curso:
Advogados, estagiários e estudantes de direito

  • 2024.05 - Inteligência Artificial e Advocacia_online_pago18 horas

Programação: 

Aula 1 – 06/05 – Inteligência Artificial e Direito: noções introdutórias
Prof. Filipe Medon

Aula 2 – 08/05 – Inteligência Artificial e provas digitais
Prof. Walter Capanema

Aula 3 – 13/05 – Utilização de ferramentas de Inteligência Artificial pela Advocacia
Profª. Jaqueline Simas de Oliveira

Aula 4 – 15/05 – Inteligência Artificial, desinformação e deepfakes
Prof. Filipe Medon

Aula 5 – 20/05 – Inteligência Artificial no Poder Judiciário
Profª. Caroline Tauk

Aula 6 – 22/05 – Inteligência Artificial e Responsabilidade Civil
Prof. Filipe Medon

Aula 7 – 27/05 – Inteligência Artificial nos contratos
Prof. José Faleiros Junior

Aula 8 – 29/05 – Inteligência Artificial e Discriminação
Profª. Bianca Kremer - (convidada)

Aula 9 – 03/06 – Inteligência Artificial na prática: como fazer relatórios de impacto?
Profª. Ingrid Soares