Provas Digitais

Sobre o curso:

O curso tem como foco capacitar o advogado(a) a atuar com segurança na advocacia criminal, desde o momento da coleta da prova digital até o momento da análise de todo material probatório produzido pelos órgãos de persecução penal ao longo da fase preliminar de investigação. Destaca a importância da perícia e análise técnica e qualificada como um diferencial para melhor desenvolver teses defensivas e potencializar a chance de êxito na resolução do caso penal.

Objetivo do Curso:

Desenvolver competências de raciocínio probatório, produção, coleta e análise provas digitais em casos concretos no exercício da advocacia criminal. Capacitar os participantes para atuar com provas digitais.
Integrar os princípios e garantias Constitucionais, a atuação diligente e atenta que todo advogado criminalista deve observar na condução de seus casos.

Público-alvo:

Advogados, advogadas e estudantes de Direito.

Coordenador:

João Gabriel Melo: Advogado criminalista. Mestre em Direito. Coordenador da ESA-OAB/RJ (Processo Penal). Coordenador acadêmico da Pós-graduação em Ciências Criminais da FIURJ. Professor da graduação (Direito/FIURJ).

Data de Início:

15 de outubro a 03 de dezembro de 2025 

Quartas-feiras - 09h às 11h (Presencial)

Carga-horária:

16 horas

Investimento:

5 X R$ 100,00

Este curso oferece Certificado Oficial da ESA/OABRJ.

  • Integridade das provas digitais no âmbito técnico2 horas
  • Integridade das provas digitais no âmbito técnico 22 horas
  • Perícia defensiva em provas digitais no Processo Penal2 horas
  • Perícia defensiva em provas digitais no Processo Penal 22 horas
  • Provas Digitais2 horas
  • Provas Digitais em espécie: como contestá-las.2 horas
  • Teoria geral da prova: fiabilidade e prova pericial2 horas
  • Teoria geral da prova: relevância e admissibilidade2 horas

João Gabriel Melo: Advogado criminalista. Mestre em Direito. Coordenador da ESA-OAB/RJ (Processo Penal). Coordenador acadêmico da Pós-graduação em Ciências Criminais da FIURJ. Professor da graduação (Direito/FIURJ).


Antônio dos Santos Martins: Mestre em Direito (PUC/PR), especialista em processo e palestrante. Consultor Externo do Núcleo de Investigação Defensiva da Defensoria Pública do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública da União. Atuou como criminalista por muitos anos até fundar a empresa de
consultoria em provas digitais, a iChase Forensics.


Leandro Morales Baier Stefano: CEO e sócio da STWBrasil. Atua nas áreas de investigação de fraudes com cyber segurança envolvendo pericia digital forense, auditoria e cyber segurança ofensiva. Formado em tecnologia e segurança da informação, com mais de 20 anos de atuação. Especialista em direito
digital, direito penal, criminologia, ciências forenses, pericia digital, computação forense e perícia Judicial.


Lorenzo Parodi: Perito em provas digitais em âmbito penal. Formação em engenharia eletrônica/informática, direito, ciências forenses, psicologia e história. Possui também graduações em Ciência da Computação e em Investigação Forense e Perícia Criminal e pós-graduações em Direito Penal e Processual Penal e em Direito Probatório no Processo Penal. Professor em cursos de pós-graduação, autor de quatro livros e diversos artigos de cunho acadêmicos nas principais revistas de direito brasileiras. Presidente em exercício da ANCAF (Associação Nacional de Combate a Fraudes) e membro do IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), da SBCF (Sociedade Brasileira de Ciências Forense) e da Comissão de Perícias da OAB/SP.

Catarina Bussinger: Doutoranda em Direito Penal pela UERJ. Mestre em Direito pela UFRJ. Pesquisadora bolsista da CAPES/PROEX. Investiga nas áreas de teoria da prova, teoria da argumentação e teoria do delito.


Michael Guedes: Doutorando em Direito pela PUC-Rio. Mestre e Bacharel em Direito pela UFRJ. Pesquisador bolsista da CAPES/PROEX. Professor universitário da Universidade São José. Especialmente dedicado à epistemologia aplicada aos tribunais.